sábado, 28 de agosto de 2010

Concepção Metodológica Emancipadora

Na proposta de educação emancipadora, o aluno é colocado em situação de igualdade diante do mestre, que apenas o encaminha para utilizar a sua própria inteligência, promovendo neste a emancipação intelectual. Acredita-se que o aluno pode aprender sem que alguém lhe transmita esse conhecimento, movido apenas pela tensão do seu desejo, o que o torna emancipado. O mestre nesta concepção apenas encaminha o aluno para utilizar a sua própria inteligência.

Relacionando esta postura com a metodologia EAD, vemos que as duas tem muito em comum, Nelas o aluno está em posição de igualdade com o mestre . Há uma troca que possibilita aprendizado de ambas as partes, os conhecimentos adquiridos ao longo da vida são valorizados potencializado no contexto das aprendizagens.

A congruência da educação emancipadora presente nas duas concepções é a liberdade que o aluno possui para aprender, onde busca descobrir seu próprio ritmo de aprendizagem. O aluno aprende a fazer, fazendo, Idéias emancipadoras que criam possibilidades de novos formas de aprendizagem.

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