sábado, 28 de agosto de 2010

Concepção Metodológica Lacaniana

Para LACAN o inconsciente é o lugar do pensamento e isso é uma questão verdadeiramente filosófica, mas a entrada para esse lugar não é através da filosofia. Sua proposição é de que o inconsciente é estruturado como uma linguagem, e é porque esta linguagem existe que a verdade se instala. . Essa formulação sugere que tudo o que é da ordem de nosso pensamento é tomado por um número de efeitos de linguagem com os quais podemos operar. Nesse modelo é utilizado a metodologia de cartel, onde não existe conteúdo pré-estabelecido. Juntam-se 4 estudantes para decidir o que vão estudar (nada é imposto) Cada um chega com a sua idéia e devem entrar em um consenso já que passarão um longo tempo estudando juntos, mas na hora de produzir cada um faz individualmente. As discussões, as conversas, os debates, o trabalho conjunto de ano, vai ajudar interferir na sua produção. A interação com o grupo faz com que a produção individual seja muito diferente daquele que a pessoa teria se realizasse sozinho. A metodologia se opõe ao modelo tradicional, não há transmissão de conteúdo, o conteúdo é criado no grupo, não há ninguém dizendo o que se deve aprender. A base do ensino é o desejo. O sujeito aprende pelo desejo de aprender.

Comparando a metodologia de Lacan com EAD , observa-se aspectos bem semelhantes. As duas apresentam uma postura diferenciada, das demais propostas. O mestre se coloca apenas como um mediador entre o sujeito e o objeto de conhecimento, provocando, criando desafios para construção desse saber. Há respeito, valorização pelos conhecimentos já adquiridos, acredita-se, estimula-se a capacidade de expressa-lo oportunizando também a ampliação do mesmo. Não existe tarefas pré-definidas, o aluno é ativo, sujeito do seu próprio conhecimento. Conhecimento este, compartilhado que favorece uma aprendizagem coletiva.

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