Com Sócrates aparece os primeiros questionamentos sobre como se ensina e como se aprende, levando ao surgimento de uma proposta dialógica de educação. Para ele nada pode ser ensinado, porque os seres humanos já trazem dentro de si todos os conhecimentos necessários que só necessitam ser recordados, o mestre deve se colocar então apenas como um provocador deste despertar ajudando o aluno a chegar à verdade por si mesmo.
Seu método propõe um diálogo ativo com os interlocutores de forma que eles possam elaborar seu próprio conhecimento. Ao se posicionar frente a estes, não se coloca como dono do saber, ele dialoga, não ensina, suscita dúvidas sem oferecer respostas prontas. Ainda que na mestria de Sócrates o aluno não seja totalmente autônomo, ele é proativo uma vez que participa ativamente da construção ou da descoberta do conhecimento.
Idéia Socrática: Você não aprende apenas se lembra. Não se lembra porque aquilo você aprendeu alguma vez, mas porque aquilo está na sua condição de aprender. Para Sócrates o conhecimento não se adquire por meio dos sentidos, nem é mediante a transmissão de uma mente para outra. Para ele o conhecimento é fruto de uma recordação.
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